sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Como tirar proveito de uma aula de português?

Desde que o homem é homem existe a interpenetração das culturas. Por conta disso, as palavras estrangeiras principalmente oriundas da língua inglesa estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Elas estão sendo criadas a partir do momento em que as pessoas sentem a necessidade de suprir uma lacuna existente na língua. E o empréstimo lingüístico é usado para o preenchimento dessa lacuna com objetivo de enriquecer nosso vocabulário.
Entretanto toda língua de cultura é mutável, uma vez que se diferencia quanto maior for a população que as fala e, no caso da língua portuguesa do Brasil, além das diferenças que se observam entre os nativos das várias regiões, são marcantes também as diferenças resultantes das camadas sociais a que pertencem os falantes.
Para a maioria dos alunos o português é uma das matérias mais temidas. Não sei por que razão? Se é a língua a qual falamos. Talvez porque em geral se trabalha mal em sala de aula a questão da língua, sobretudo no que diz respeito à gramática.
Talvez a melhor maneira de o aluno tirar maior proveito de uma aula de gramática é perceber que as palavras têm início de vida, depois passam por um período de flutuação e então, ou ficam e são incorporadas, ou morrem.




Tânia Mara

Nenhum comentário: